top of page
Buscar

Rodas Warmis Espaço de diálogo, problematização e respostas para a realidade

  • Foto do escritor: CEMIR Comunicação
    CEMIR Comunicação
  • 19 de abr. de 2023
  • 2 min de leitura

A Roda Warmis é um ato reflexivo que acontece por meio da fala, da escuta e da participação ativa, mediada pela realidade das mulheres imigrantes. Tem como base a teoria da educação dialógica e libertadora de Paulo Freire.


A teoria de Paulo Freire tem como base a realidade, o diálogo e a problematização da realidade. A palavra é a ferramenta principal pela qual as pessoas pronunciam sua visão de mundo, através dela se permitem transformar a si mesmas e a realidade a sua volta.


Em consonância a esta teoria, a comunicação na Rodas Warmis é horizontalizada, respeitosa e confiável, ela desperta a criticidade e esperança, características fundamentais para compreender e dar respostas ao mundo em se vive com toda a sua complexidade, diversidade e conflitos.

Nessa perspectiva, as rodas acontecem mensalmente e se realizam no contexto social de cada território onde vivem as imigrantes.


Durante mês de março/2023, em que é lembrado o Dia Internacional da Mulher, foram realizadas oficinas nos diferentes grupos que compõem as Rodas Warmis.

Nesses encontros a reflexão foi feita por meio de leituras, dinâmicas de grupo e trocas sobre a origem e importância do 8 de março, foi lembrado que no dia 8 de março de 1875 trabalhadoras têxteis se manifestaram para exigir igualdade salarial e foram brutalmente reprimidas e assassinadas e a partir deste fato se define esta data como um dia emblemático de luta pelos direitos das mulheres em todo o mundo.

Dentro das Rodas, foram relembradas as lutas específicas das mulheres imigrantes: direito à saúde e à educação, trabalho decente e igualdade salarial, existência de políticas públicas voltadas para as mulheres imigrantes, contra a violência de gênero, contra o trabalho análogo ao escravo, tráfico de mulheres e outros.

Redação: Elisete Avellar / Sandra Mercado

Edição de fotos: Andrea Salamanca




 
 
 

Comments


bottom of page